DAVE MURRAY: seu melhor solo de guitarra em Powerslave

Por Alexandre do MinutoHM
Bem, o assunto aqui é solo de guitarra…Mas não se trata de qualquer um, venho através deste post trazer uma curiosidade acerca do fantástico primeiro solo de guitarra da faixa-título do histórico álbum Powerslave, do Iron Maiden.


A versão de estúdio, acima colocada, traz o solo original em questão, a partir de exatamente 2 minutos e 50 segundos. O que se ouve aqui é um dos melhores solos que Dave Murray fez no Iron Maiden, durante cerca de 50 segundos. A música ainda traz outros dois solos memoráveis, o na sequência de autoria de Adrian Smith , e um outro de Dave Murray, antes da famosa volta da canção, assunto que já foi tratado por aqui.

Ao vivo, Dave Murray por vezes improvisa e varia de forma bastante constante seus solos, um exemplo clássico do que estou tentando trazer é o igualmente fantástico solo de The Number of The Beast, que ganhou uma quase tentativa de arrancar as cordas de seu instrumento em suas versões mais novas, como se pode acompanhar abaixo, a partir de 2 minutos e 58 segundos :

Trazendo novamente o álbum e faixa-título Powerslave, vamos voltar no tempo para o início da extraordinária World Slavery Tour: Na ocasião , o Iron Maiden fazia história ao tocar de forma pioneira em países do então Leste Europeu, a chamada cortina de ferro. Foram 5 shows na Polônia, 1 na Hungria e 2 na então Ioguslávia, tendo entre eles um show na Áustria, país não considerado pertencente do então bloco comunista; shows nos países da Europa Oriental eram raríssimos, visto à resistência comunista ao mundo capitalista comandada pela então União Soviética, o país ” manda-chuva ” entre os países do regime em questão .

A invasão da Donzela de Ferro foi devidamente documentada e transformada em home-vídeo, formato VHS para video-cassetes, através do tão propalado “Behind the Iron Curtain”. O misto de documentário e cena de shows é de apreciação obrigatória pelos fãs do Maiden, pois traz o início da turnê de números impressionantes(cerca de 190 shows em quase um ano de excursão) que a banda fez para divulgar o álbum Powerslave.

E é nesse documentário que lembro ainda na primeira metade da década de 80 de ter ficado estupefato com o citado solo de Murray, que pode ser ouvido durante o documentário, ainda que não tenhamos imagens de Dave tocando tal trecho. Esse solo foi por mim e pelo meu irmão Flávio sempre considerado o mais belo que o guitarrista fez na canção entre todas as versões que ouvimos. Abaixo, trago um trecho do documentário, onde pode-se ouví-lo com clareza de detalhes, a partir de 2:26 minutos.

O que não havia percebido é que, com o perdão da palavra e pedindo mil desculpas a todos os fãs “xiitas” do Iron Maiden, Dave errou durante a construção do solo original, e isso feito, pôs-se a improvisar no trecho final do mesmo, trazendo essa versão inusitada e maravilhosa do lindo pedaço instrumental. Para melhor embasar essa minha teoria que vai trazer a ira de todos os mais ortodoxos fãs do Iron Maiden, trago o motivo de tal (perdoem-me mais uma vez) erro.

Acontece que os shows do Iron Maiden nessa perna da turnê foram os primeiros que eles fizeram… O álbum foi lançado em setembro de 1984, eles já estavam no Leste Europeu desde o início de agosto, antes portanto do lançamento oficial do trabalho. O áudio gravado para o documentário traz três datas: 11 e 14 de agosto, na Polônia e 17 de agosto, na Hungria. É portanto muito natural que Dave Murray ainda não estivesse plenamente treinado no solo em questão. Ouvindo com mais atenção, é possível perceber onde o músico, vamos dizer assim, “muda a trajetória” do solo original, entre 2:48 e 2:49 minutos do vídeo acima.

E o que se segue a partir desse instante é ainda por mim considerado, quase trinta anos depois, a melhor versão do solo de Powerslave pelo Sr Dave Murray. Um erro maravilhoso que nos trouxe uma linda versão desse mestre da guitarra! Quem dera Dave errasse a vida inteira como aqui…

Para terminar este post, abro o espaço para a análise dos vários especialistas em Iron Maiden que habitam esse nosso generoso espaço do Minuto HM, aceitando eu inclusive todos os possíveis achincalhamentos que por ventura aqui chegarem.

Peço à todos que me perdoem pelo atrevimento…

E viva o solo do Dave Murray !

Saudações

Alexandre

Sobre Iron Maiden Brasil Noticias

Iron Maiden Brasil Noticias