BOB SAWYER: Ex-guitarrista lançará livro de memórias

(Bob Samyer é o segundo da direita para a esquerda)
Tendo feito parte do line up da Donzela em Novembro de 1976, o guitarrista Bob Sawyer (Bob Angelo) irá lançar um livro com suas memórias enquanto membro do Iron Maiden e também membro da lendária banda Praying Mantis. O line up do Iron Maiden, na época contava com:
Steve Harris - Bass
Dennis Wilcock - Vocals
Ron 'Rebel' Matthews - Drums
Dave Murray - Guitar
Bob Sawyer (Bob Angelo) - Guitar

Quem é BOB SAWYER:
Robert Sawyer nunca foi um guitarrista de heavy metal e no Iron Maiden ele nunca chegou perto disso. O Maiden ainda estava longe de ser uma banda heavy metal, mas mesmo se fossem, corriam o risco de serem expulsos dos pubs (apesar de ter ocorrido mesmo assim...!).

Bob foi um dos responsáveis, junto a Dave Murray, da evolução das primeiras composições da banda, acrescentando solos extensos e mais elaborados, combinados à cena pub da época. O Maiden simplificaria as músicas alguns anos mais tarde à sua saída, mas uma “Innocent Exile” ao vivo, por exemplo, em 76-77, com Sawyer, podia chegar aos 9 min de execução!

Sawyer veio de uma banda inglesa desconhecida chamada Snatch. Não era uma banda importante e, após um pequeno período nela, foi achado pelo amigo Dennis Wilcock. Enquanto passeava pela rua, viu a cabeça loira dele na janela de uma van o chamando para um teste. Sawyer respondeu ok, pra ligarem pra ele, e lá no trailer ele se encontrou com os quatro integrantes: Wilcock, Murray, Harris e Matthews. A banda viu que ele era bom e o aceitou.

Por motivos desconhecidos, Bob Sawyer passou a usar o pseudônimo de Bob Angelo no palco. E foi a partir de novembro/dezembro que o Maiden estreou com os guitarristas no White Lion pub (a ser confirmado) em Hartford. Em seguida, a formação tocou no Cart & Horses, The Bridgehouse, Plough & Harrow, festivais, etc.

Foi com Bob Sawyer e Dave Murray que o Maiden tocou pela 1ª. vez músicas como “Charlotte the Harlot” e “Invasion”. Tocaram dezenas de shows, até que Harris o viu trapaceando em frente ao público, ao se virar de costas e fingir tocar com os dentes como Murray fazia. Parte do público viu aquilo e Harris ficou indignado, chamando sua atenção após o show. Talvez por causa disso, Sawyer tenha forçado um boato que tenha perturbado a amizade de Wilcock e Murray. Não se sabe. Existe outra versão que diz que foi uma namorada de Murray (como já dito aqui antes).

Pouco depois de um festival em comemoração ao Jubileu de Prata da Rainha Elizabeth, na Teviot Street, em julho de 1977, estava acabado. Ambos os guitarristas foram expulsos ao mesmo tempo, com Wilcock forçando a barra ao lado de Harris.

Ao contrário de Murray, Sawyer nunca mais voltou, mas existe uma curiosidade que pouca gente sabe: Ele teria sido chamado de volta pra tocar com o Maiden, em 1979, após a saída de Tony Parsons, mas Dennis Stratton acabou ficando em seu lugar.

Em 1980 Sawyer foi tocar com o Praying Mantis, gravando o compacto homônimo (compôs “High Roller”) e um ano mais tarde, foi tocar com a banda mais metal em que já esteve: a Weapon, com Danny Hynes e pouco mais tarde o próprio Ron Matthews. Mas o Weapon nesta fase teria poucas atividades ao vivo e estava a ponto de ruir, o que aconteceu. Hoje em dia, Danny Hynes continua com a Weapon, e Bob Sawyer toca na blues band Bloodless Coup, em clubes e pubs pela Inglaterra.

Quer saber mais sobre os membros e ex-membros da banda?
Agradecimentos: Gabriela Michelon

Sobre Iron Maiden Brasil Noticias

Iron Maiden Brasil Noticias

0 comments:

Postar um comentário