[RESENHA] DVD Nicko McBrain - Rhythms Of The Beast

Como grande fã de Nicko McBrain (basta olhar meu nick para descobrir isso :P), não preciso dizer que fiquei muito feliz quando soube do relançamento em DVD desta vídeo-aula publicada pelo nosso baterista maluco no início da década de 90. Pra quem não sabe, este vídeo foi lançado originalmente em VHS no ano de 1991, juntamente com um single em vinil contendo 2 faixas.

A maior e melhor novidade deste relançamento é sem dúvida a remixagem do som em 5.1, que funciona muito bem principalmente no solo que abre o vídeo. Pessoalmente, não sou muito fã de solos de bateria, mas não tem como ficar indiferente a este. Se Nicko bate num prato a sua esquerda, ouvimos o som a nossa esquerda; se ele bate num tambor a sua direita, ouvimos o som a nossa direita! É muito bacana!

Infelizmente, parece que a imagem não recebeu o mesmo tratamento e aparenta ter sido simplesmente transferida do VHS, sem maiores cuidados.

Enfim, a vídeo-aula continua com Nicko dando dicas básicas sobre bateria, como por exemplo  afinação e a importância de se desenvolver o lado esquerdo do corpo (para bateristas destros, obviamente). Também temos McBrain nos mostrando o kit, as baquetas e microfones que usa/usava, tudo devidamente patrocinado hehe!

Além da “aula” propriamente dita, temos dois extras: visitas de Nicko à fábrica da Paiste (marca de pratos que ele usa) e da Beyer Dynamic (marca dos microfones), nas quais ele mostra o processo de fabricação dos respectivos produtos.Devo dizer que a visita à Paiste chama bem mais a atenção, pois a fabricação de um prato é muito mais interessante que a de um microfone (que é basicamente um monte de fios dentro de um tubo). De qualquer forma, vale pela curiosidade!




Ao final de tudo, Nicko chama alguns convidados ao palco para tocarem a música instrumental que dá título ao vídeo: Rhythm of the Beast! Entre eles, ninguém menos que Dave Murray! Mas não esperem nada parecido com Maiden, tem até um arranjo de metais bem bacana! Eu pelo menos gostei bastante da música!

Saldo final:
Certamente este DVD será mais atrativo para bateristas, mas se você não o é, não se preocupe: mesmo no meio de explicações meio técnicas/teóricas, Nicko arranja um jeito de enfiar uma de suas várias piadas, o que torna tudo mais leve e divertido. Não é um item essencial, mas vale a pena e é algo que todo Maidenmaníaco vai gostar de ter na estante pra rever de vez em quando!


 
O quê: DVD Nicko McBrain – Rhythms Of The Beast
Quanto: 14 libras com frete para o interior do Paraná (deu uns R$ 45,00 na época, pois primeiro é feita a conversão para dólar – pelo menos no meu cartão de crédito é assim)
Legendas: não (nem em inglês)
Áudio: Estéreo e 5.1 Surround
Região: 0 (toca em qualquer DVD)
Duração: aproximadamente 90 minutos
Formato da tela: 4:3

Sobre Cris McBrain

Cris McBrain

5 comments:

  1. aeeeee ! Já vi algumas boas partes desta vídeo aula no youtube, porém o DVD completo certamente é melhor, a música rhythm of the beast também esta no youtube, a ouvi há alguns anos atrás,simplesmente fodástica;uito boa e rica mesmo.Mesmo quem não entende de música, mas gosta de Maiden entende bem o som.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pela Dica Cris !

    ResponderExcluir
  3. Legal Cris,
    Tô até pensando em comprar!

    Como vc tá, td em ordem?

    Edu Greco

    ResponderExcluir
  4. tem a video aula completa no youtube.

    ResponderExcluir