Fotografia: como tirar fotos inesquecíveis em shows

Texto e fotos por: Dani Starck

Com algumas dicas básicas você pode fazer registros incríveis dos shows de sua banda ou artista favorito.
Com câmeras digitais cada vez mais acessíveis aos usuários, as restrições a esse tipo de equipamento em shows praticamente acabaram. Fica impossível impedir que todos entrem com suas câmeras, uma vez que até os celulares já estão equipados com excelentes sensores, como o do iPhone 4.
Sendo assim, o registro de shows ficou ainda mais comum. No entanto, também é comum se frustrar ao visualizar fotografias escuras, borradas ou sem definição. Isso pode ser resolvido com algumas dicas que facilitam bastante na hora de fazer as fotos e capturar boas imagens.
Antes do show
Antes de sair de casa, existem algumas coisas essenciais que você precisa checar. A primeira delas e mais essencial é a bateria da câmera. Por ser um show, a tendência é que você fique com ela ligada durante muito tempo, esperando o momento certo de clicar. O visor da câmera consome muita energia e, por isso, uma bateria bem carregada é muito importante. Além disso, é altamente recomendável que você leve uma bateria extra (ou par de pilhas), para garantir que não vai perder nenhum momento. Mesmo para as câmeras profissionais, que têm baterias melhores, é bom se garantir. Outro detalhe importante é o local. Certifique-se de que você vai poder entrar com sua câmera sem problemas. Se não conseguir essa informação, procure pelo menos ver se existe um guarda-volumes, para que você não precise deixar sua câmera para trás, ou acabar perdendo o show.
Localização
Estar bem localizado dentro do lugar é fundamental para ter boas fotos. Nem sempre é possível se movimentar e fazer fotos de vários ângulos. Mas, se puder, variar o local das fotos também é bom – principalmente para conseguir pegar todos os integrantes da banda e detalhes do show.
Nem sempre é necessário estar na primeira fila para conseguir boas imagens. Fotos que mostrem o local inteiro também podem ficar bonitas, assim como a interação do artista com o público. Em alguns casos, até mesmo fotos do telão podem gerar imagens legais.
Sem flash, por favor!
Um dos problemas recorrentes de fotografar shows é o flash. Muitas pessoas pensam que, por ser um ambiente escuro, o uso do flash é necessário para iluminar o objeto, mas isso não é verdade.
A iluminação do palco é toda pensada para mostrar bem o artista e todos os detalhes em volta. E o flash da câmera, principalmente de câmeras digitais compactas, tem alcance de poucos centímetros.
Fotografar da arquibancada de um show, por exemplo, é exigir um alcance de flash inimaginável para câmeras fotográficas – compactas ou profissionais. Desligue o flash e capture o momento utilizando a iluminação do palco e do local.
Mesmo que você esteja perto do palco, o flash captura o primeiro objeto que está a sua frente, deixando o fundo escurecido. Portanto, o resultado com flash pode ser exatamente o oposto do que você gostaria: uma foto escura e sem as cores e ambiente do show que você está vendo.
Velocidade e ISO
O flash não só ilumina uma cena como também é eficiente na hora de congelar uma ação. Então, como fotografar sem flash algo que está em constante movimento? Aqui entram duas características importantes: velocidade do obturador e ISO da câmera.
A velocidade do obturador é algo que pode ser controlado até mesmo em algumas câmeras compactas mais simples. Aqui você vai determinar o tempo que o sensor tem para captar a imagem e, quanto maior o tempo, mais luz entra na câmera e mais difícil é congelar uma ação.
Já o ISO é responsável pela sensibilidade. Quem já comprou filmes para câmeras analógicas teve que escolher entre ISO 100, 200, 400 etc. Quanto maior o valor do ISO, maior é a sua sensibilidade, ou seja: mais luz ele é capaz de captar.
Essas duas características somadas podem ajudar muito na hora de fotografar shows. Ao não usar o flash, a câmera precisa de uma velocidade alta para congelar a ação, o que pode resultar em uma imagem muito escura.Por essa razão, você deve configurar o ISO para o valor mais alto que puder, fazendo com o que sensor da câmera possa captar mais luz em menos tempo. Um ISO alto também pode fazer com que a imagem fique com ruído (pequenos grãos na foto), mas mesmo assim, o resultado pode ser muito interessante.
Então, este é um dos segredos para uma boa foto em show: ISO alto somado a uma velocidade razoável (nem muito rápido, nem muito devagar, algo como 1/60) e sem usar o flash. Em câmeras compactas, o ISO pode chegar a 1600 ou 3200.
Estabilizador de imagem
O estabilizador de imagem (conhecido também como “steady shot”) está presente em muitas câmeras, até mesmo nas mais simples. Lembre-se de deixá-lo ativado. Ele consome mais energia, mas ajuda bastante a não deixar as fotos tremidas. Para câmeras com lentes intercambiáveis, o estabilizador está na própria lente. Observe se a objetiva tem esta função antes de comprar.
Enquadramento
O enquadramento é uma das questões fundamentais da fotografia. Mesmo que você não consiga fotografar de perto – nem mesmo com a ajuda do zoom – uma boa composição da imagem pode salvar uma fotografia.
Observe os artistas no palco e tente não cortar cabeças, partes do corpo ou instrumentos, pois isso pode resultar em uma imagem estranha. Além disso, microfones podem ficar no seu caminho, tente desviar deles. Utilize os elementos do palco para enquadrar bem a imagem.
A iluminação no fundo do palco, outros integrantes da banda, cabos, instrumentos posicionados, entre outros: tudo isso pode colaborar para a sua foto, não os ignore. Além disso, os elementos não precisam estar sempre centralizados. Use e abuse da regra dos terços.
Detalhes
Não é só o rosto de um artista que é importante em um show. Capturar todos os detalhes do palco também pode gerar boas fotografias. Se estiver na primeira fila, melhor ainda. Observe os instrumentos e elementos que podem fazer com que sua fotografia seja diferente.
Preste atenção no artista!
O show é um ambiente em constante movimento. Se você conhece bem a banda que vai fotografar, isso pode funcionar a seu favor. Saber de momentos importantes do show e conhecer os trejeitos do artista faz com que você esteja preparado para captar momentos-chave de cada apresentação.
Além disso, é preciso saber antecipar as ações. Por exemplo, se você sabe que, em determinado ponto da música, os integrantes da banda se juntam no centro do palco para tocar, ou o vocalista canta de modo diferente, fique atento para não perder esses detalhes.
Além disso, deixe sempre a câmera ligada, preparada para pegar gritos, solos e momentos especiais e descontraídos do show. Isso é importante porque a ação é sempre mais rápida que o obturador da câmera e existem momentos que só podem ser captados se você acionar o disparador antes que eles aconteçam.
Edição de fotos
Nem sempre as cores e o ambiente formam um cenário bonito para fotografar. Se esse for o caso, aproveite para brincar com a edição de fotos depois do show. Você pode deixar fotos com mais contraste e brilho, alterar a saturação, ou deixá-las em preto e branco, realçando ainda mais o artista.
Dicas finais
Não se esqueça do baterista!
Fotografe todos os integrantes da banda se puder, para não sentir falta de nenhum momento depois. E, mais importante: não se esqueça do baterista. Não é porque ele fica escondido atrás de seu instrumento que ele não é importante – e também pode render boas fotos.
Aproveite o show
Não esqueça que a fotografia não é o mais importante, e sim o show de seu artista favorito. Se ficar preocupado com as fotos o tempo inteiro, você pode não vivenciar bem o momento e se arrepender depois.
Tente não atrapalhar
É superimportante estar preparado para fazer as fotos, mas se você ficar o tempo inteiro com a câmera levantada pode atrapalhar (e irritar) quem está atrás de você.Esperamos que essas dicas possam ajudar você a fazer boas fotografias e registros inesquecíveis dos shows a que você foi. As imagens são uma excelente maneira de recordar e reviver um bom show.

Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9511-fotografia-como-tirar-fotos-inesqueciveis-em-shows.htm#ixzz1IzTpKW00

Sobre Iron Maiden Brasil Noticias

Iron Maiden Brasil Noticias

2 comentários:

  1. Acho o fim da picada fans que vão aos shows e ficam com celulares e filmadoras o tempo todo erguidos. Aproveitem o show e deixem para profissionais tirarem fotos e galera que fica em camarote ou arquibancada filmar.

    ResponderExcluir