De acordo com reportagem da Folha Online, a batalha travada entre sites de downloads (de filmes, séries e música) e a indústria de entretenimento, que defende a proteção de direitos autorais, passa atualmente pelo seu momento mais acirrado, mas está ainda longe de uma solução.
Na tarde de hoje, o site Mininova (www.mininova.org), um dos mais populares para downloads de torrents, vai a tribunal na Holanda. O Mininova é acusado de distribuição de material protegido por direito autoral por uma associação holandesa antipirataria chamada Brein.
O objetivo da associação, que representa de artistas a produtores de música, é fazer com que o site holandês passe a filtrar seus resultados de busca e bloqueie arquivos que tenham direitos autorais protegidos.
O julgamento do Mininova acontece menos de dois meses após o site Pirate Bay (www.piratebay.org) ter ido ao tribunal. No dia 17 de abril, quatro diretores do site de troca de arquivos da Suécia foram condenados pela Justiça do país a um ano de prisão, além do pagamento de US$ 3,6 milhões (cerca de R$ 7,2 milhões) a empresas da indústria de entretenimento por cumplicidade na violação dos direitos autorais.
O cantor e compositor Paul McCartney chegou a apoiar publicamente o veredicto, sintetizando a insatisfação de muitos artistas: "Se você pega um ônibus, deve pagar pelo bilhete", disse o músico.
ps: Tava lendo justamente sobre isso hoje pela manha.Procurem a Revista SUper Interessante deste mes que possui uma materia justamente a respeito dos prós e dos contras envolvendo este tipo de 'pirataria'.
Adianto logo a ideia de uma das gigantes da midia que propoem liberar TUDO. TODO seu conteudo na net, porem vc pagando miseros 5 dolares por mes.
Então? é uma saida? O que vcs acham?A industria fonografica vive um tempo nebuloso porem a industria dos shows vive uma epoca de vacas gordas!
COMENTEM!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Estou fazendo minha monografia justamente sobre isso (ou melhor, eu deveria estar fazendo hahaha), é um tema complexo e ainda bem recente, precisa de mta discussao pra amadurecer as ideias, especialmente no ponto jurídico... mas uma coisa é certa: as gigantes da mídia não vao largar o osso facil, nao. Por enquanto, a lei está ao lado delas, mas tudo caminha para que isso mude... cenas dos proximos capitulos :D
ResponderExcluir