[ CURIOSIDADE ] - Doogie White aquele que quase substituiu Bruce Dickinson

Quando Bruce Dickinson anunciou que estava deixando o Iron Maiden, uma série de vocalistas tentou ocupar seu posto, que acabou sendo entregue ao interino Blaze Bayley. Um dos candidatos à época foi Doogie White (ex-Rainbow, atual vocal da banda de Yngwie Malmsteen).

Confira, logo abaixo, os detalhes de seu teste para a Donzela de Ferro no bate-papo que o cantor levou a cabo com o site Metal-Rules:

Metal-Rules — Você participou de uma audição para entrar no Iron Maiden no início dos anos. Conte-nos como foi.

Doogie White — Isso foi há muito tempo, cara... em 1993, eu acho, em novembro, ou algo assim. Foi certamente próximo ao Natal, porque eles arruinaram com o meu quando deram o posto ao Blaze Bayley [risos]. Mas o caso é que não fiquei com o emprego no Maiden e eles conseguiram um som definitivo com Blaze, e se eu tivesse ficado com o posto jamais teria feito algo com o Rainbow. Trabalhar com Ritchie Blackmore foi realmente apaixonante para mim, foi muito excitante, não foi tão longe como eu gostaria que tivesse ido, mas ele tinha outros planos. Se tivéssemos feito outro álbum, quem sabe o que teria acontecido? Um pouco daquele material acabou no álbum do Cornerstone, material que na verdade eu havia escrito para o segundo álbum com o Rainbow.

Metal-Rules — Você se lembra que músicas cantou com o Maiden nesta audição?

Doogie White — Eles tinham acabado de lançar dois álbuns ao vivo naquela época [N. do R. White refere-se aos álbuns ‘A Real Live One’ e ‘A Reald Dead One’] e tocamos algumas faixas desses dois trabalhos: ‘Be Quick or Be Dead’, Here to Eternity', 'Can I Play with Madness', 'Iron Maiden', 'The Clairvoyant’. E cantei cada uma delas duas vezes!

Metal-Rules — Quanto tempo você praticou para a audição?

Doogie White — Foi engraçado, eu ia para a Escócia no sábado pela manhã e Dickie Bell, que era o ‘tour manager’ deles na época, bateu na minha porta na sexta-feira à noite com uma fita e as letras e me disse: ‘você estará cantando à meia-noite para o Iron Maiden’. E isso aconteceu porque o Blaze estava fazendo outra coisa. Então, fui lá e cantei na segunda mesmo e eles acharam isso injusto e acharam que seria necessária uma segunda chance, então voltei dez dias depois e fui mais bem preparado do que da primeira vez. Eu conhecia o material, como por exemplo você deve conhecer ‘Kashmir’, do Led Zeppelin, mas que não dá pra você se levantar e cantar, entende?

Agora mate a curiosidade e veja como ficaria o MAIDEN com o Doogie.




Sobre Tiago Marques

Tiago Marques

10 comments:

  1. Obviamente já conhecia a história, mas ñ havia escutado o Doogie. Me lembrou um pouco Tony Martin. Olha só Tiago, parabéns pelo blog, show de bola cara, parabéns e obrigado em nome dos d+ fãs. Consegui um link [ativo] q contém o Blackground da Roadie Crew do Maiden. Segue abaixo:
    http://www.megaupload.com/?d=6FQS0PFR

    O encontrei se me recordo no tópico 'contribuições' de uma comu do Iron no Orkut, IMBootlegs ou IMBrasil.

    Valeu !

    ResponderExcluir
  2. Fala Dinospereira! Tudo blz?

    Pois é. A historia do Doogie como vocalista do maiden não é novidade pra quem é fã do maiden. Mas os arquivos de audio dele cantando estes sim são rarissimos.
    Concerteza o Doogie lembra e muito o Tony Martin que pra mim é um dos melhores vocalista do heavy metal.
    Ele simplesmente CANTA e eu não sinto falta de nenhum agudo ou falsete.Sou fã do cara.


    Muiuto obrigado pelos elogios ao blog.Como sepre digo aqui, ele é feito de um fã pra outros fãs.Nada além disto.E também pelo hobbie de informar os amigos.

    Valew pela dica do background do maiden, vai virar um post concerteza!Otimo conteudo.

    Abraço e até a proxima e meu mt obrigado por frequentar o blog!

    ResponderExcluir
  3. Blz cara, faça um post msm, a galera merece ! Tony Martin canta muito,e assim como o Blazão tb sofre o estigma de ser considerado um mal vocal ... paciência! Nem sonhava com a existência das "demo-teste" do Doogie p/ o Maiden! Então esta "The Evil ... " é uma certo ?

    Vc sabe se aquele site Maiden Portal acabou ?!?!


    Mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. TOu providenciando o post. =P

    Sim a The evil é uma.Mas como ele disse existe outras. Como a Be quick que no minimo deve ser interessante de se ouvir na voz dele.

    Cara O maiden Portal é de um conhecido meu o Bruno. Não sei ao certo pq ele estah sem atualização a um bom tempo.
    Pode ser por pura falta de tempo. Vou ver se descubro algo. Pq o Maiden Portal era um ótimo canal de infos.

    ResponderExcluir
  5. Maiden Portal era ótimo ! Tem o Iron Maiden Brasil tb, mas este embora seja bem mais completo, falta a espontaneidade na hora de noticiar algo novo da Banda. Vc Tiago, poderia entrar em contato com o cara do Maiden Portal e Iron Maiden Brasil para juntamente com o Blog montar/bolar uma super pg do Iron!
    Ñ sei se sabe, mas o Metallica e Megadeth por exemplo têm sites brasileiros fantásticos! ... bem é apenas uma idéia!

    Flw! Vc ñ encontrou mais demo/teste do Doogie ou Blaze ñ ?!?!

    Up The Irons!

    ResponderExcluir
  6. Boa a tua idéia.
    Mas esbarra num porem: a maioria não deixaria seus blogs de lado.
    Não sei se é impressão minha mas parece que rola uma certa disputa em 'qual o melhor veiculo de informação' ou ' quem tem maiores numeros de page views'.

    Eu já passei desta época já tá com alguns anos.E hoje simplesmente posto o que quero e acho relevante pros fãs.Acho que meu blog está longe de ser o mais completo ate pq pelo proprio linguajar dá pra notar que o clima aqui é de descontração mesmo. Como havia dito de fã pros fãs.

    Conheço além do Maiden Portal o blog ironmaidenflihgt666 que tb é mt bom.E é claro o site da iron maiden brasil.

    Lembro da epoca da seventh page do Rafael Hagi.Era muito legal aquilo.

    Não sei se conseguiriamos este tipo de reunião dos MELHORES veiculos de informação. mas é um caso a se pensar.

    Já sobre as mp3: cara dificil.
    mas mt dificil mesmo achar.
    Que as possui dificilmente compartilha.E ficam naquele esquema imundo de traders.Mas que existem existem.

    ResponderExcluir
  7. Sem como é este lance de competição, uma pena ! E em relação às "demo", já q existem, tem gente muito mão de vaca, PQP, um egoísmo tremendo ...


    Flw cara !

    ResponderExcluir
  8. Sou muito mais o Blaze. Tipo a voz do Doogie é aguda e talz, mas acho que era a hora de mudar mesmo, e eu não vejo a era sombria do Maiden sem o Blaze. Acho que é pq me acostumei mesmo. hehe

    ResponderExcluir
  9. Tiago eu tenho todos os tributos, teve um que comprei quando ainda nem morava aqui, isso a 11 ou 12 anos e tem essas faixas e outras com o Doogie cantando! Se é que não entendi errado a questão de raro os arquivos de áudio!

    Ta falando esses ou os gravados para o teste?
    Mas sendo raro ou não, duvido você não os ter!!!

    Abraço do fã fiel ao site(todo dia aqui)

    ResponderExcluir