[INFO] - BUT..BOOT..BUTLEGUI...O QUE É UM BOOTLEG?

Atendendo e respondendo aos emails das pessoas que querem saber do que se trata eis um control C control V da definição e explicação do que é Bootleg pelo Wikipedia.

Bootleg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bootlegs são gravações não autorizadas de áudio ou vídeo do trabalho de um artista ou banda musical, podendo ser realizadas directamente de um concerto ou de uma transmissão via rádio/televisão. Estes últimos podem incluir entrevistas e materiais inéditos, que foram descartados por serem considerados inadequados para um produto comercial, bem como passagens de som, ensaios, etc.

Origem do Termo

O termo bootleg tem sua origem na famosa obra da literatura inglesa "As Viagens de Gulliver", escrita em 1726 por Jonathan Swift, onde no mundo "smuggling", os "smugglers" (contrabantistas) escondiam o contrabando dentro de baús, balsas, etc ("boots"), para não serem presos. Com o passar do tempo, o "boot", passou a ser gradualmente usado como adjectivo para descrever artigos de origem dúbia (envolvidos em algum tipo de actividade criminal) e acabou por se tornar um termo conveniente para esses tipo de gravações emitidas por selos independentes, uma vez que são realizadas sem o consentimento do artista ou da gravadora dona dos direitos autorais. Inicialmente, os bootlegs eram feitos em vinil e/ou em fitas cassetes. Actualmente, os bootlegs são difundidos em CDs ou disponibilizados na Internet sob a forma de download digital gratuito.

Bootleg versus Pirataria
Conceitualmente, "bootlegging" (produzir , distribuir , ou vender bootlegs sem autorização, "ilegalmente") não deve ser confundido com a pirataria. Pirataria é o ato de fazer e negociar cópias ilegais de material oficialmente disponível. Os materiais contidos nos bootlegs não foram ainda lançados para o comércio, não estando, portanto, disponíveis para compra, embora em alguns casos possa ser observada a ocorrência de um registro no comércio simulando uma tiragem oficial (uma raridade). Porém, devido à disponibilidade difundida dos CDs-R, a maioria vasta deles somente está disponível através de linhas "não-oficiais" das comunidades negociadoras, em um esquema em que não há envolvimento financeiro, baseado na troca 2:1 (dois CD-R vazios para cada CD-R gravado). Apesar da discussão sobre a legalidade desses bootlegs, existe uma legislação de combate à ambos.

Sobre Tiago Marques

Tiago Marques

2 comments: