[ ADRIAN SMITH ] - Por que tirar Paul Di’Anno foi essencial para o Iron Maiden

 Por que tirar Paul Di’Anno foi essencial para o Iron Maiden, segundo Adrian Smith

Guitarrista reflete sobre a histórica mudança de vocalista promovida pela banda após o segundo álbum e como isso foi um divisor de águas

A mudança de vocalista promovida pelo Iron Maiden no início da década de 1980 — sai Paul Di’Anno, entra Bruce Dickinson — já foi debatida inúmeras vezes por diversos personagens envolvidos. Todavia, poucos sintetizaram tão bem como Adrian Smith os motivos que levaram à troca.

Em entrevista ao site MusicRadar, o guitarrista refletiu sobre como o ofício de cantar se difere de outras atribuições em uma banda. Segundo ele, o vocalista não se pode dar ao luxo de cometer excessos, pois é o elo mais vulnerável da engrenagem.

"Se você é cantor, está em um terreno meio instável. Você depende totalmente do seu corpo. Não pode colocar um pouco mais de distorção no amplificador ou usar efeitos. Não pode compensar. É só você lá fora, então você fica muito exposto. Eu penso assim."

Levando em consideração esse cenário, Adrian citou as diferenças comportamentais entre os dois vocalistas em questão para justificar a decisão tomada pelo baixista Steve Harris de demitir o primeiro (Di’Anno) e buscar um substituto (Dickinson) que pudesse levar o Maiden a um novo patamar. Ele comentou:

"Paul não era tão profissional quanto Bruce. E Bruce podia cantar tão alto, tão alto e por tanto tempo quanto você quisesse — como uma máquina."


Steve Harris sobre demissão de Paul Di’Anno

O próprio Steve Harris já se debruçou sobre o assunto em algumas ocasiões. Numa das mais recentes, em entrevista de 2024 à Classic Rock (via site Igor Miranda), o baixista afirmou:

"A voz de Paul tinha uma certa qualidade. Havia um aspecto áspero. Mas ele não se cuidava. Ele tinha esse botão de autodestruição. E tive a impressão de que ele nunca acreditou de verdade que poderia chegar ao próximo nível. Acho que havia uma insegurança ali."


Fonte: https://rollingstone.com.br/amp/musica/por-que-tirar-paul-dianno-foi-essencial-para-o-iron-maiden-segundo-adrian-smith/

Sobre IMB

IMB

0 comments:

Postar um comentário