[ IRON MAIDEN ] - Fatos obscuros sobre "Piece of Mind"


Uma das mais belas obras primas da história da música completa hoje, 16 de maio, 40 anos de seu lançamento. Não a toa, "Piece of Mind" é considerado por vários fãs o melhor álbum do Iron Maiden. Ali, a banda já inaugurava numa nova proposta musical, mas sem abandonar sua identidade musical. A seguir, algumas curiosidades e fatos um tanto desconhecidos para alguns fãs.

O álbum marca a estreia do baterista Nicko McBrain, bem como também é celebrado como o início da chamada fase clássica da banda, que duraria até 1988 e gravaria mais três álbuns de estúdio. Foi também o primeiro álbum a ser gravado fora do Reino Unido. O motivo para tal foram os altos impostos, e o local escolhido foi o Compass Point Studios, na paradisíaca Nassau, Bahamas. É também o único álbum que traz uma menção especial e honrosa a um ex membro (Clive Burr).

Embora Bruce Dickinson tenha colaborado em "The Number of the Beast" em algumas composições, é aqui que oficialmente acontece sua estreia como compositor.

Durante um bom tempo de sua fase de produção, era certo que o álbum chamaria "Food For Thought". Mas durante uma bebedeira após um dia de gravações, alguém comentou que Nassau era tão bela e tranquila que trazia certa "paz de espírito" (Peace of Mind). A banda gostou então do termo, e resolveram mudar o nome, fazendo um trocadilho.

O Iron Maiden também deixou uma pequena mensagem ao contrário na música "Still Life". Nicko McBrain deixou as seguintes mensagens: "what ho sed de t'ing wid de t'ree bonce" (o que disse o monstro de três cabeças), "don't meddle wid t'ings you don't understand" (não mexa com coisas que não entende). Esta mensagem tem dois lados. O primeiro é o de que Nicko estava imitando o ditador da Uganda Idi Amin Dada, que governou o país entre 1971 e 1979. Mas o fato é que essa imitação de Nicko, na verdade, se deve a uma outra imitação do ditador, feita por John Bird para o álbum de comédia The Collected Broadcasts of Idi Amin. O motivo que levou a banda a colocar a tal mensagem foi uma sátira para com as acusações de "satanistas" sofridas em 1982.

A cela acolchoada a qual Eddie está preso na capa também pode ser vista sob outra ótica na capa do single "Flight of Icarus". Procurem observar um pequeno cubo acima das asas de Ícaro.



Ainda falando em "Flight of Icarus". Inicialmente pela vontade de Steve Harris, a faixa seria um pouco mais rápida. Mas Bruce Dickinson convenceu-o a deixar mais cadenciada, a fim de ser mais radiofônica. É nela também que Bruce soltou a nota mais alta em seus registros de estúdio.

Algumas das primeiras prensagens de "Piece of Mind" saíram com o título de "Dune" ao invés de "To Tame a Land", o que reforça uma antiga teoria que a banda dava quase que certa a aprovação de Frank Herbert, autor da obra. Inclusive há ainda um detalhe curioso sobre isso. O tempo de duração mostrado nessas raras edições ao lado do título "Dune" é 12 segundos a mais, o que levanta a hipótese de que a faixa teria uma narração, muito provavelmente tirada da obra original.

A "World Piece Tou" começou em 28 de abril de 1983 com um show secreto na Alemanha e traz algumas curiosidades. Em 2 de maio, em Hull, Inglaterra, tivemos o primeiro show oficial de Nicko McBrain como membro da banda, embora ele já tivesse feito algumas apresentações antes. Em 10 de junho a banda faz seu primeiro show em Luxemburgo. Em 7 de agosto, em Indianapólis aconteceu o famoso incidente onde Bruce Dickinson despiu uma modelo em pleno palco e chegou a ter voz de prisão ao final do show. 11 dias depois, no dia 18 de agosto, em Allentown, Estados Unidos, ocorreu depois do show a famosa discussão entre Steve Harris e Nicko McBrain que foi gravada por Bruce Dickinson e virou a "Mission From 'Arry". A turnê termina em 18 de dezembro, em Dortmund, Alemanha. Durante aquele show, no final a banda "assassina" Eddie em pleno palco, mas ali já era uma estratégia de marketing, já de certo modo divulgando "Powerslave". Basta lembrarmos como Eddie é retratado na capa dele.




Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

0 comments:

Postar um comentário