Steve Harris: Entrevista exclusiva para a rádio Futuro 88.9 FM


Com a proximidade de um novo desembarque do Iron Maiden no Chile, Jorge I. Lagas, da rádio Futuro 88.9 FM bateu um papo com ninguém mais ninguém menos que Steve Harris. Acompanhe:

Como vai Steve? Estamos muito felizes em saber que a atual tour voltará ao Chile.

Fantástico. O público é um dos melhores do mundo, muito poderoso, e queremos sentir isso novamente com todos os fãs. Estamos bastante entusiasmados. A turnê está muito bem. Estamos muito concentrados e tem saído grandes shows.

Desta vez, vocês promovem o seu novo álbum "The Book of Souls" como vocês se sentiram com ele?

Estamos felizes com ele, especialmente com a possibilidade de sair em turnê.  Ele tem sido um desafio nesta fase, de fazer o registro para o planejamento da turnê, e é sempre bom compartilhar material novo com os fãs. Você nunca tem o mesmo tipo de força do que os registros antigos, cada álbum tem sua própria personalidade e nós gostaríamos que fosse algo diferente de todo o resto. É parte do desafio e eu acho que é uma coisa boa para nós e os fãs.

Em geral, o conceito do álbum e da turnê referem-se a certos aspectos que os latino-americanos podem se sentir mais perto: O Eddie Maia na arte do disco, todo esse imaginário que tem a ver com culturas antigas ... você acha que é isso mesmo? O que o público latino-americano pode  sentir especialmente com esses aspectos?

Acho que sim. Nós estamos tocando no México, a turnê latino-americana começou há poucos dias em Monterrey, e nós sentimos que há uma chegada especial com todo este material a partir de "The Book od Souls". Eles têm sido particularmente interessados e perto de todos esses temas que apelam para vários aspectos da cultura desta parte do mundo, então eu acho que você está dando algo particularmente bom.

Os temas vão pelo lado da morte, almas ... são coisas que refletem mais agora já que vocês estão mais velhos? 

Definitivamente. Conforme você envelhece você aprende mais sobre a vida, então eu acho que é normal e natural, como você está ficando mais velho, você pensa mais sobre essas coisas. Em qualquer caso, eu já pensava em todas estas questões, quando eu era jovem, mas agora que estamos mais velhos é mais ainda.

É uma coisa curiosa, o metal está sempre em contato com a morte: a partir da imagem, com caveiras, túmulos, mortos-vivos, até que o conteúdo, que também tendem a ir por esse caminho ... parece que estamos sempre a invocar a morte, por assim dizer de alguma forma, você acha que é? 

(risos) eu não sei se você realmente está invocando-a, mas eu entendo o que você diz. Eu acho que as pessoas simplesmente perguntam sobre todas estas questões que são importantes. Eu acho normal, considerando todas as coisas.

Sobre questões de mortalidade, devem ter refletido bastante sobre Bruce Dickinson, que teve de enfrentar um tumor cancerígeno grave, que finalmente terminou bem. Como foi esse processo para você? 

Obviamente foi um momento difícil para todos, felizmente esteve em boas mãos e tudo se conduziu bem. Agora ele está de volta, feliz, cantando em grande forma e até mesmo pilotando o avião. Claro que, durante um tempo, estávamos muito preocupados, nós não sabíamos o que ia acontecer, mas ele é realmente uma pessoa muito forte. Agora estamos em turnê e que nos faz muito felizes, mais do que o normal.

Você estava com medo, ou sempre teve a confiança de que tudo ficaria bem? 

Bem, há sempre dúvidas, você nunca sabe o que vai acontecer...e ai veio a nossa preocupação. Mas nós sabíamos que ele ia fazer o seu melhor para chegar à frente, e eu estava fazendo as decisões corretas. Novamente, é uma pessoa muito forte, com um infalível pensamento positivo.

Outras coisas aconteceram nos últimos anos. Você se aventurou em uma carreira solo com o álbum "British Lion" de 2012, como foi essa experiência? 

Fantástico, ele me deu a chance de voltar a fazer pequenos shows, em locais mais íntimos, o que eu não podia fazer há muito tempo. Então, tivemos um grande momento de apresentar o álbum, foi uma boa experiência.

Você planeja fazer outro álbum solo no futuro próximo? 

Sim, de qualquer maneira, é algo que eu gostaria de fazer novamente.

Falando de música na família Harris. Em Santiago você tocará  com a "The Raven Age", a banda do seu filho George, como você vê e como se sente ao vê-lo tocar? 

Ok, eles tiveram desafios significativos, tocando ao lado de bandas como Mastodon e Gojira, e de frente para diferentes públicos. Eu sinto que eles tem boas canções, que é a coisa principal. São canções muito poderosas. Eu acho que eles podem fazer bem, eles podem continuar a crescer, e isso é muito importante fazer parte dessas grandes turnês. Espero que sim, pois bem, é meu filho, e porque eu acho que eles são bons.

Para aqueles que estão indo ao show do Iron Maiden, o que podemos esperar desta vez? 

Um bom contingente de material clássico, mas novo material suficiente também. É um show muito poderoso, agora que pela internet podemos ver como foi, mas é claro que nada se compara a este show ao vivo em pessoa. Em suma, é um show bem poderoso.

Em 2016 marca o 20º aniversário da primeira vez que o Iron Maiden tocou no Chile (1996, no então Teatro Monumental, Teatro Caupolicán hoje). Você se lembra disso? 

Claro que me lembro. Lembro-me de todos e cada um dos momentos em que estivemos lá. O público se comportou muito bem com a gente desde a primeira vez, e desde então tem crescido. A última vez me deram uma camisa da seleção chilena, que eu guardo com muito carinho, por isso é sempre uma experiência fantástica.

E sobre o show que falhou em 1992? 

Foi um momento difícil, mas não é o único país onde temos tido problemas. Por exemplo, este ano vamos tocar na China pela primeira vez. Nós tentamos fazer há dez anos, mas nunca deu certo. E agora será possível. Essas coisas acontecem às vezes. No caso do Chile, pudemos ir depois e já voltamos várias vezes, por isso está tudo muito bem.

Na verdade, tivemos um DVD gravado em nosso país. E que tal se fizermos outro? 

(risos) Eu não sei, provavelmente, em algum momento, mas não tenho certeza quando.

Fonte: Futuro 88.9 FM


Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

0 comments:

Postar um comentário