[Ponto de Vista] Iron Maiden em Fortaleza: CFO ou Arena Castelão. Qual o melhor local para o show?


Por: Alexandre Temóteo. 



Passada a emoção da notícia da confirmação do show do Iron Maiden na capital cearense, comecei a analisar alguns aspectos. E um deles é exatamente o local do show. O espetáculo que ocorrerá no dia 24 de Março de 2016 ocorrerá no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (C.F.O), um complexo multi esportivo composto por um belo ginásio, piscinas, campos de futebol, pistas de skate, etc. Trata-se simplesmente do maior complexo esportivo do Norte Nordeste, com uma estrutura de 1º mundo. O ginásio, local do show, tem a capacidade estimada de 22.000 pessoas






 E todo esse complexo fica vizinho a outra praça esportiva bem mais conhecida de todos. A Arena Castelão. O estádio tem uma capacidade de 60.000 pessoas (50.000 para shows) e já foi palco de jogos importantes da Copa das Confederações em 2013 e de 7 jogos da Copa do Mundo FIFA em 2014. A estrutura é tão magnifica que foi escolhida pela CBF como sendo o palco da 1ª partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 da seleção Brasileira frente a Venezuela próximo dia 13 de Outubro.





Vale lembrar também que a Arena já recebeu grandes nomes da música nos últimos anos. Sir. Paul McCartney, Beyoncé e Elton John são alguns exemplos. E todos foram um sucesso de público. 









Diante disso, fica a pergunta. Um show do Iron Maiden na Arena Castelão não seria bem melhor? Vamos a alguns pontos a serem analisados:

01. Não é somente o primeiro show de uma banda aqui em Fortaleza. É simplesmente o 1º show do Iron Maiden. A banda tem uma legião de fãs fieis que já duram cerce de 4 décadas, e eles não medem esforços para acompanhar onde quer que a banda vá. É certeza que Fortaleza será invadida por caravanas de amigos de todo o Nordeste e de boa parte do Norte. Ou seja, estamos falando de cerca de fãs de 10 a 12 estados dessas duas regiões. É muita gente.

02. Não bastasse tudo isso, há um hiato de 5 anos entre os lançamentos. The Book of Souls é sucesso absoluto de vendas em mais de 40 países. Mesmo a banda tendo feito um tour histórica nesse meio período, nada se compara a uma tour de um disco de músicas inéditas, e que estão sendo MUITO BEM RECEBIDAS nos quatro cantos do planeta.

03. O show, como já dito anteriormente, será no dia 24 de Março de 2016, Quinta Feira. Ou seja, uma véspera de feriado. Não há a desculpa de não ir por ter que trabalhar no dia seguinte.

04. E para finalizar...parem uns 15 a 20 segundos...e imaginem a abertura do show com "If Eternity Should Fail". Essa música sendo cantada por cerca de 45.000 a 50.000 fãs na Arena Castelão é algo que não dará para ser descrita com palavras. E estamos falando somente da faixa de abertura. E os clássicos eternos então?

Quais suas opiniões?

Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

17 comments:

  1. Com certeza! Concordo em gênero, número e grau! Todos os shows do Iron Maiden no Brasil deveriam acontecer nas arenas das cidades por onde a banda irá passar. Em Fortaleza, o showdeveria acontecer no Castelão. Não só pela grandiosidade da banda , mas pelo grande público que estará presente. Asim como Fortaleza, Brasilia, Rio e Belo Horizonte, deverião ter seus shows acontecendo nas arenas dessas cidades. Talvez em Belo Horizonte a esplanada do Mineirão tenha tamanho suficiente (não tenho informação de capacidade). No Rio, talvez pudesse acontecer na praça da Apoteose ou até no próprio Maracanã. Em Brasilia com cereteza o show seria melhor no Mané Garrincha, como aconteceu no show do Aerosmith. Acho que até em São Paulo, talvez fosse melhor acontecer no Morumbi. Acredito que seja maior. Com a palavra os paulistas. De qualquer forma, como sou de Salvador, irei fazer o impossível para me fazer presente no show de BH. Up the Irons!

    ResponderExcluir
  2. Que analisem as coisas de forma mais profissional e comercial e menos passional e como fã. A cabeça do produtor pensa de forma racional e fazendo cálculos de tudo. Ok, será o primeiro show em Fortaleza e muita gente do norte e nordeste vai. Mas leve o exemplo dos shows do Maiden no Recife em 2009 e 2011. Houve o mesmo zum zum zum que tá havendo aí agora, mas a verdade é que, por mais gigante que o Iron Maiden seja, é arriscado demais do ponto de vista financeiro tentar fazer um show pra 50/60 mil no nordeste. Os custos com aluguel de estádio, divulgação, segurança e prestadores de serviço aumenta também. Ou seja, passa haver mais chance de prejuízo que lucro pro produtor. Fazendo um show num espaço de 20 mil pessoas, a chance de prejuízo cai sensivelmente. E tudo, claro, vai depender das vendas. SE houver uma procura além da capacidade de 20 mil do lugar, a produtora pensaria na possibilidade dum local maior. Mas, diante do exemplo do Recife, acreditem, é muito mais viável um show de 20 que de 50/60. Pensem mais como produtores racionais analisando todos os custos e análises de mercado e pensem menos como fãs passionais.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou do sul e estava pensanso seriamente em ir para fortaleza ( Ate porque não conheço a cidade, juntaria o util ao agradavel ) mas confesso que to quase desistindo da ideia por causa do local, se fosse no estadio iria com certeza, mas no ginasio ja começo a pensar em ir para SP.

    Up The Irons!

    ResponderExcluir
  4. Acho que os produtores ainda estão com pé atrás da lotação. Se a procura for muito grande ainda tem tempo para alterar o local. Melhor fazer show lotado e ingressos esgotados muito rápido do que fazer show pra estádio meio lotado

    ResponderExcluir
  5. Acho que os produtores ainda estão com pé atrás da lotação. Se a procura for muito grande ainda tem tempo para alterar o local. Melhor fazer show lotado e ingressos esgotados muito rápido do que fazer show pra estádio meio lotado

    ResponderExcluir
  6. Quanta baboseira. Isso não é ponto de vista, pois foi escrito cegamente. Primeiro, a produção não está preocupada em quantas mil pessoas cantarão "If Eternity should fail". Segundo, ainda que eu prefira turnê de álbum novo, ela nunca vende mais do que uma turnê de apenas clássicos. Terceiro, Iron Maiden é gigante, mas vende menos que Beyoncé e Paul. Quarto, a banda já realizará outros 4 shows no país. Some isso à crise financeira. Conclusão, é bem provável dos ingressos nem esgotarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estimado amigo. Vamos a algumas considerações. Sim...isso é um ponto de vista, pois mostra uma simples opinião. A produção pode não estar preocupada em quantas mil pessoas cantarão "If eternity should fail". Concordo. Mas falei como uma maneira de tentar mostrar a eles. Lembre-se que a Tour que se segue é de um álbum de inéditas, depois de 5 anos, e que é sucesso absoluto de vendas. Não tem por que duvidar que a tour também será um sucesso. A banda realizará outros 4 shows no Brasil. Sim..irá...mas serão em praças que já há uma frequência de shows da banda. Não pode comparar com um local que há um bom tempo clama por sua vez...e que com certeza...outros irmãos Nordestinos também abraçarão esse evento.

      Excluir
    2. "Conclusão, é bem provável dos ingressos nem esgotarem."

      Eu ri disso!!!

      Excluir
    3. Vejam agora onde é o show...e digam se eu estava errado!

      Excluir
  7. Independente do Local, Estou muito ancioso. um Sonho de Vê o Iron Maiden na Minha cidade está perto de se Realizar. se for para Fazer em local com 22 mil Pessoas mas em questão de Conforto for Melhor, que Seja! que o Dia 24 de Março venha logo.

    ResponderExcluir
  8. Castelao com certeza ... Poderia ate baixar o preço que lotaria

    ResponderExcluir
  9. Castelao com certeza ... Poderia ate baixar o preço que lotaria

    ResponderExcluir
  10. Caro Alexandre Timóteo suas palavras são as nossas.... De um fã tão fiel ao Iron.... Nos encha de sua sabedoria. É uma honra nós lermos suas matérias... Continue sempre assim brow. Sim. Isso é um ponto de vista. Valeu.

    ResponderExcluir
  11. Caro Alexandre Timóteo suas palavras são as nossas.... De um fã tão fiel ao Iron.... Nos encha de sua sabedoria. É uma honra nós lermos suas matérias... Continue sempre assim brow. Sim. Isso é um ponto de vista. Valeu.

    ResponderExcluir
  12. Caro Alexandre Timóteo suas palavras são as nossas.... De um fã tão fiel ao Iron.... Nos encha de sua sabedoria. É uma honra nós lermos suas matérias... Continue sempre assim brow. Sim. Isso é um ponto de vista. Valeu.

    ResponderExcluir
  13. Galera, e se chover? Eu acredito que esse é o maior problema pra não fazer no castelão... março é período de chuvas na cidade.

    ResponderExcluir