Iron Maiden: futura turnê pelo Brasil lotaria estádios??

Por Igor Miranda

Uma série de informações divulgadas na imprensa especulam que o Iron Maiden deve fazer uma série de shows em estádios brasileiros no ano que vem. Ainda em 2015, a banda lança um novo disco, “The Book Of Souls”, após quatro anos sem um registro de inéditas – o último foi “The Final Frontier”, de 2011.

Como é de costume, o grupo deve cair na estrada para divulgar a novidade. Aí entram as especulações. Um representante da Arena do Grêmio disse ao jornal Correio do Povo que as tratativas estão em “estágio inicial”. O jornalista José Norberto Flesch, do Destak Jornal, já soltou que o sexteto vem para uma turnê em estádios brasileiros.

Não será a primeira vez, caso se confirme, que o Iron Maiden tocará em estádios brasileiros. A banda já fez 10 turnês no Brasil, sendo quatro delas nos últimos sete anos.



Vi alguns comentários de fãs pouco esperançosos em redes sociais, afirmando que, como o Maiden vem muito para o Brasil, essa turnê de estádios brasileiros nem deve acontecer – ou, se rolar, não deve encher os locais.

Por um lado, o retrospecto mostra o contrário. A banda geralmente lota os locais em que toca no Brasil e se apresentou em estádios nas últimas turnês – com exceção da última, que contou com show no Rock In Rio. A comoção pelo recente câncer de Bruce Dickinson (apesar de curado, há quem possa pensar que pode ser a última oportunidade de ver o cantor e o grupo) também pode servir para trazer público, que já aparece em multidões naturalmente só por se tratar do Maiden.

Por outro, o cenário de crise econômica não transmite otimismo para 2016 e você, caro leitor, provavelmente conhece alguém que já conferiu algum show do Iron Maiden. Há quem tenha isso como justificativa para deixar passar a oportunidade e ver outra banda ao vivo, por exemplo. Tanto é que, apesar da apresentação no Rock In Rio (um festival sempre sold-out), a última tour teve menos shows (três, contando com o RIR) e em lugares menores.

Não dá para duvidar do Iron Maiden no Brasil, mesmo cmo as adversidades. Como não dá para cravar nada – a tal turnê não está nem próxima de ser confirmada, pois o disco ainda não foi lançado -, os dados de público das últimas quatro tours do Maiden em terras tupiniquins podem colaborar para conclusões individuais. As fontes das informações de plateia são mistas e estão todas na web.

Somewhere Back In Time Tour – 2008
02/03: São Paulo (Estádio Palestra Itália) – 37 mil pessoas
04/03: Curitiba (Pedreira) – 25 mil pessoas
05/03: Porto Alegre (Gigantinho) – 15 mil pessoas

Somewhere Back In Time Tour – 2009
12/03: Manaus (Sambódromo de Manaus) – 11 mil pessoas
14/03: Rio de Janeiro (Praça da Apoteose) – 20 mil pessoas
15/03: São Paulo (Autódromo de Interlagos) – 63 mil pessoas
18/03: Belo Horizonte (Mineirinho) – 19 mil pessoas
20/03: Brasília (Estádio Mané Garrincha) – 19 mil pessoas
31/03: Recife (Pernambuco Jockey Club) – 19 mil pessoas

The Final Frontier Tour – 2011
26/03: São Paulo (Estádio do Morumbi) – 50 mil pessoas
27/03: Rio de Janeiro (HSBC Arena) – 12 mil pessoas
30/03: Brasília (Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson) – 12 mil pessoas
01/04: Belém (Parque de Exposições) – 11 mil pessoas
03/04: Recife (Parque de Exposições) – 14 mil pessoas
05/04: Curitiba (Expotrade Arena) – 11 mil pessoas

Maiden England Tour – 2013
20/09: São Paulo (Anhembi Arena) – 35 mil pessoas
22/09: Rio de Janeiro (Rock In Rio) – 85 mil pessoas, público de festival
24/09: Curitiba (BioParque) – 14 mil pessoas

Fonte: http://www.vandohalen.com.br/cabecote-turne-especulada-do-iron-maiden-em-estadios-brasileiros-lotaria/

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

1 comments:

  1. Pode vir pro Allianz Parque, que terá 60 mil pessoas garantido, e não só brasileiros, como argentinos, uruguaios, etc...de vários outros países do continente que sempre vem.

    ResponderExcluir