[Pesquisa] - Quem é o Headbanger brasileiro? - Resultado

Por Iza Rodrigues - iza@meninaheabanger.com.br para o site http://meninaheadbanger.com.br

headbanger brasileiro
Primeiramente, gostaria de agradecer à todos que responderam e ajudaram na divulgação da pesquisa. Foram  2818 respostas!
Escreverei aqui somente sobre alguns pontos. Há uma pessoa que se propôs a fazer modelos econométricos e estatísticos com essa pesquisa e assim que estes estiverem prontos esse post será atualizado.
Toda a pesquisa foi formulada inteiramente por mim, Iza Rodrigues, e claro que diversos assuntos foram deixados de fora (até por esquecimento mesmo).
Analisarei brevemente alguns aspectos, porém você pode baixar o arquivo em PDF e ter acesso aos gráficos de forma integral e interpretá-los para sua banda/empresa.
A parte dissertativa da pesquisa não consta no arquivo por motivos de privacidade, pois várias pessoas deixaram e-mails para contato.


Afinal, quem é o indivíduo fã de Heavy Metal no Brasil? 
De início pode parecer insignificante, mas a resposta dessa pergunta pode ajudar algumas áreas. Quando se conhece qual seu público alvo sem ter achismos como base, todo o seu produto/serviço poderá ser feito de acordo com o que eles gostam de consumir, aumentando assim a visibilidade, as vendas e a qualidade do que é oferecido aos headbangers.
Durante o dias em que a pesquisa esteve no ar (40 dias), recebi várias sugestões muito bem fundamentadas.Alguns assuntos que foram sugestionados eu deixo aqui para que possam ser melhor destrinchados por outros pesquisadores:
  • Se os familiares também ouvem Heavy Metal;
  • Estado civil e se o parceiro também ouve Heavy Metal;
  • Se tem filhos e se os incentiva a ouvir Heavy Metal;
  • Área profissional em que trabalha;
  • Sobre o nível cultural (se leem livros, se há interesse por história, museus, exposições, cinema etc.);
  • Preconceito com mulheres no Heavy Metal;
  • Se são um público violento;
  • Radicalismos;
  • Se ouvem outros estilos musicais;
  • Valor dos CDs e DVDs;
  • Se ainda compram discos em vinil;
  • Valor dos produtos oficiais das bandas;
  • Opinião sobre Pista Vip x Pista comum;
  • Opinião sobre White e UnBlack Metal;
  • Sobre headbangers que moram em cidades que quase não têm shows de Metal;
  • Se preferem letras cantadas em português.
Há de ressaltar aqui que muitas das questões não devem ser interpretadas isoladamente e sim em conjunto com outras respostas.

Sobre compra de CDs

download de música no brasil
Uma pesquisa feita pelo MusicMetrics apontou que o Brasil foi, no primeiro semestre de 2012, o quinto país com a maior quantidade de downloads ilegais (via Torrent).
Foram 19 milhões de downloads. Estima-se que até 2015, o Brasil chegue a ser o segundo país com maior quantidade de músicas ‘pirateadas’, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Por outro lado, conforme cresce a porcentagem de pessoas que fazem download, também crescem a quantidade dos que compram arquivos digitais e/ou assinam serviços de streaming. Ou seja, o consumo de mídias físicas tende a diminuir (mesmo que o Heavy Metal ainda tenha uma parcela de público que coleciona CDs), o que pede para que as bandas repensem a forma como distribuem sua música.

Sobre os shows de Metal

preços de shows de metal
A questão sobre quanto a pessoa acha justo e pagaria num show de banda brasileira intriga, já que vemos os shows das bandas por cerca de R$20,00 vazios, principalmente nas cidades que recebem muitos shows.
Mas é só interligar a resposta com a questão sobre o que faz a pessoa não ir em um show, que as coisas começam a clarear.
show de metal
As pessoas pagariam de R$30,00 a R$70,00 (e até mais) se a casa tiver uma boa estrutura (inclua aí o tamanho, som, iluminação, segurança, ventilação, fácil acesso, cardápio com preço acessível etc.).
Um outro fator que faz uma pessoa deixar de ir a um show de Metal é o horário que o evento acaba. A pessoa não quer ir para um show que termina tarde, a ponto dela não conseguir voltar pra casa ou ir e ter que voltar no meio do show, para não ficar na rua, fora o cansaço físico.
Portanto produtores, atentem-se a esses detalhes. Os shows poderiam ter melhor êxito se houvesse cuidado com o todo. Uma experiência que deve ser pensada para promover satisfação pré, trans e pós evento. Pessoas deixam de ir em shows por outros motivos além do financeiro e trabalhando em cima desses motivos, dessas falhas, muito mais headbangers iriam aos eventos das bandas que gostam.

Mídia especializada

74% das pessoas não compram mais revistas e zines impressos.
Quer dizer que cerca de 74% dos headbangers tem a internet como principal meio, ou seja, recebem notícias, conhecem novas bandas e acompanham suas preferidas pela internet, porém em poucos veículos, já que a maioria acessam no máximo 3 sites diferentes ao dia.
Existem alguns motivos que fazem com que as pessoas não acessem outros sites: Conteúdo superficial, com erros de português, sempre as mesmas pautas nas entrevistas, imparcialidade até em textos opinativos e até mesmo a repetição de notas. Se o headbanger leu no Whiplash, por exemplo, que banda X irá lançar um novo álbum, não há motivo para a pessoa ir em outro site ler a mesma notícia, escrita exatamente da mesma forma.
mídia especializada em heavy metal
Muitas pessoas me mandaram mensagens sobre essa questão do “O que há de mais errado na mídia especializada”, pois acreditam que sejam todas as alternativas.
Claro que manter um veículo de comunicação não é fácil e demanda tempo e dinheiro, mesmo que não exista retorno financeiro nenhum (como é o caso da maioria). Mas se você tem um veículo e quer ter uma maior quantidade de acessos, um público mais ativo e fiel, as respostas dessa pesquisa traçam bem uma linha editorial a seguir: textos mais profundos, sinceros, pautas variadas, conteúdo original e o uso de outros formatos (como áudio e vídeo).

Metal Nacional

27% dos headbangers que participaram da pesquisa apoiam o Metal Brasileiro pela internet. Ou seja, não são pessoas que costumam ir em shows e comprar CDs, preferem divulgar as bandas através das suas redes sociais (e isso deve ser levado em conta em tempos onde a internet é o centro de tudo).
Se existem pessoas dispostas a compartilhar com os amigos (que provavelmente tem um gosto musical similar) o trabalho de uma banda, é preciso que o material disponível na internet para isso seja facilmente encontrado e atualizado.
Se uma das coisas que mais prejudica o Heavy Metal no Brasil é o público que não comparece em shows, já sabemos os motivos que fazem as pessoas não irem aos eventos.
bandas de heavy metal brasileiras
Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Essa questão é bem interessante, pois para conseguir espaço na mídia, shows e o apoio do público, a banda tem de ter um bom marketing. Por quê?
Trocando em miúdos: através do Marketing a banda decide em quais produtos investir, a forma como serão lançados, divulgados e comercializados, testando estratégias e verificando quais trazem mais resultados, seguindo as tendências da indústria musical.
Se ninguém interaje nas redes sociais da sua banda (além das limitações técnicas das plataformas), talvez você esteja a utilizando de forma incorreta.
Se você tem show marcado mas quase ninguém sabe, se lançou um clipe mas as visualizações são poucas, se lançou um novo álbum e o retorno é pequeno, você está divulgando de forma ineficaz.
Quase tudo que nós consumimos é fruto de estratégias de marketing. Com milhares de bandas existentes é difícil o público saber o que se passa com todas e conhecer novas bandas, mesmo que a imprensa especializada divulgue (quase) todas, servindo como um filtro, há uma oferta muito grande de bandas e quem se destaca são as que fazem um trabalho diferente de marketing
Leitura recomendada
Marketing Digital para MúsicosPorque YouTube é mais importante que qualquer outra ferramenta na sua carreira musicalPagamento Social

Políticas culturais

Por mais que a política do nosso país esteja no lodo, existem as leis de incentivo à cultura que ajudam (ou deveriam) tornar realidade projetos culturais.
Existem as leis federais, estaduais e municipais que podem financiar projetos a partir de editais ou através de captação de recursos onde as empresas liberam parte do seu imposto (de renda, ICMS ou ISS, depende da lei) para patrocinar uma iniciativa cultural.
Essa iniciativa pode ser a gravação de um CD, a produção de um show, um festival, gravação de um documentário, produção de um livro, exposições etc.
Quais os procedimentos?
O projeto tem de ser bem fundamentado, ter orçamento completo, descrito fase a fase, todo a estratégia de comunicação tem de já estar planejada, assim como o cronograma. O projeto tem de estar redondo no papel para que seja aprovado.
Após aprovado começa a corrida para conseguir patrocinadores. Existem empresas especializadas em captação de recursos para fazer isso também, caso você prefira terceirizar essa parte comercial.
Quem patrocinaria um projeto envolvendo Heavy Metal?
A pesquisa traça um perfil do Headbanger brasileiro, o que ele gosta, o que faz, o que consome etc. Além das empresas especializadas em Metal que podem contribuir com uma pequena parcela do seu imposto, vemos que 74% dos bangers gostam de bebidas alcoolicas, o que quer dizer que uma empresa de cerveja, por exemplo, pode se interessar pelo projeto pois ele atinge um nicho de mercado de interesse para ela. Escolas de música, fabricantes de instrumentos musicais ou até mesmo marcas de tintas para tatuagem, por exemplo.
Alguns projetos envolvendo o Heavy Metal já foram concluídos através das leis de incentivo à cultura como o festival Porão do Rock, o álbum “Metal do Cerrado”, o CD “Path To Omors” do Scibex dentre outros, porém ainda poucos que tentaram essa alternativa.
É fácil? Não. Mas inscrever o seu projeto não custa nada ;)
Leitura recomendada
Lei Rouanet: entenda o principal mecanismo de incentivo à cultura
Projetos incentivados pela Lei Rouanet

—————————————-
Pesquisa feita durante outubro/novembro de 2013
2818 respostas
Iza Rodrigues – iza@meninaheabanger.com.br

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil