Rock in Rio: Veteranos de outros festivais estão na expectativa

Por Diego Barreto para o Jornal Extra / RJ

Os apaixonados por rock estão em contagem regressiva. Faltando apenas dois dias para a abertura do Rock in Rio, o ritmo é de aquecimento para os shows. Quem mora no Rio ou quem vem de fora está ansioso para ver de perto artistas dos quais são fãs. Um quarteto de amigos que marca presença no festival desde primeiro Rock in Rio, em 1985 se prepara para mais uma maratona de shows. Dos quatro, Cláudio Borges, de 44 anos e André Costa, de 42 anos, já estão com os ingressos na mão, enquanto Alexandre Rocha, de 42 anos, ainda não definiu se vai ou não, e Jorge Assunção, de 45 anos, decidiu que assistirá seus artistas preferidos pela televisão:

— Hoje, busco conforto. Na primeira e segunda edições era mais novo. Agora, prefiro assistir de casa tomando uma cerveja — diz Jorge.

Cláudio e André, que estiveram em todas as edições, dizem que não vão ficar de fora dessa vez. Eles respiram rock diariamente na loja Headbanger, especializada em produtos de rock pesado, na Tijuca. Cládio estará em quatro dias do evento, e André em outros dois.

— Ganhei ingresso para três dias, fiz questão de comprar o ingresso para o dia do Bruce Springsteen, a atração que mais quero assistir dessa vez — diz Cláudio.

André estará nos dias de Metallica e Iron Maiden. Ele diz que, mesmo já tendo visto apresentações das bandas, vale ir pelo clima do festival.

— Nunca perdi uma edição. Mesmo já tendo visto shows das bandas é sempre bom. Quero ir enquanto posso, estou ficando velho, não sei se aguento ir no próximo — brinca.

Passados 28 anos do primeiro festival e cinco edições, o quarteto é unânime em apontar o mais marcante.

— O primeiro foi emblemático, pelas atrações e pelo momento que o país vivia, saindo de uma ditadura, as bandas do rock nacional começando. Tudo era novidade. Não dá para esquecer — diz Cláudio.

Enquanto isso, fora do Rio, já se organizam aqueles que usam roupa preta, acessórios metálicos e enfrentam qualquer distância para curtir um rock pesado. Caravanas de fãs de outros estado começam a chegar ao Rio neste fim de semana para participar do festival. 

Membro do fã clube oficial da banda Iron Maiden no Brasil, Tiago Marques virá de Fortaleza, no Ceará, com amigos para o último dia do Rock in Rio, quando o grupo britânico de heavy metal é a principal atração do Palco Mundo. Tiago diz que ao todo dois mil membros do fã clube segirão para o Rio de cidades como Salvador, Fortaleza, Brasília, Recife e João Pessoa.

— Muitos vão de forma particular, de avião. Outros, em grupos. Estamos organizando encontros no Rio antes do show.

A apresentação do Iron Maiden também foi a que mais atraiu público na caravana organizada por Renata Carvalho, de Vitória, Espírito Santo. Serão cinco ônibus no dia da banda, numa excursão de bate e volta até o Rio.

— Estaremos no Rio nos dias 14, 19 e 22. A maior procura foi para o Iron. Começamos a ter procura no fim do ano passado — diz Renata, que também esteve numa caravana na edição passada

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil