Maiden Cartoons: Quando a fantasia de uma banda se encontra com a de seus fãs


Por Pedro de Alcântara Formiga, colaborador Iron Maiden Brasil.


Em 2004, mais um de tantos fãs do Iron Maiden decidiu unir duas das suas maiores paixões em uma espécie de tributo que acabou fazendo muito sucesso, seu nome era Val Andrade, um brasileiro aficionado por desenhos, ilustrações e o som do Iron Maiden, que por sinal, quase sempre andaram de mãos dadas nas fantásticas ilustrações de Derek Riggs nos álbuns da donzela.

Toda essa fusão de paixões acabou encontrando seu nexo perfeito, uma maneira nova de fazer arte como disse o próprio Val Andrade, um software de animação para Web, conhecido popularmente como Flash, então com a parceria de seu amigo programador Rod Lima, se deu o pontapé inicial para o projeto "Into the Iron Maiden's Albums". 

Basicamente esse projeto seria uma "turnê" pela história e pelos álbuns e singles da banda, tudo isso de uma forma bem irreverente como se tudo fosse uma aventura épica vivenciada pelo adorado mascote presente em todos os álbuns da banda, o Eddie.

O projeto atingiu um sucesso imenso por conta da excelente qualidade presente no trabalho a ponto de terem de criar um portal apenas para isso já que contavam apenas com um diretório de outro site no início do projeto.

Mesmo ainda não estando nessa era que vivemos hoje, com uma imensa popularidade do compartilhamento maciço de informações na internet por conta das redes sociais, esse projeto conseguiu atravessar fronteiras e chegar até as mídias televisivas (MTV, Rede TV e até a NET) e aos principais meios de notícias referentes a Heavy Metal do Brasil como a revista Roadie Crew e até do mundo como o portal britânico Babblermouth.net, a repercussão do projeto chegou até a alguns sites regionais da Alemanha e Itália.

Ao todo foram produzidos 9 capítulos, contando a história desde o primeiro álbum da banda até o álbum Fear of the Dark. Confira todos os capítulos que até hoje ainda podem ser visualizados e baixados no portal criado para o projeto, o Maiden Cartoons (http://www.maidencartoons.com.br/port/chapters/default.asp?idioma=pt).

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil