Iron Maiden: morre de AVC a famosa 'Dama de Ferro'

 
Por Breno Airan

Unindo o Punk Rock com um som mais agressivo, o Iron Maiden de Steve Harris e Paul Di'Anno trilhava um caminho sem volta no final dos anos 1970.

Ao mesmo tempo, em 1979, quando do lançamento do EP independente "Soundhouse Tapes", Margaret Thatcher assumia como primeira-minisrta britânica - ela era vista como uma autoridade de pulso, daí seu apelido "Dama de Ferro".

A premiê faleceu na manhã desta segunda-feira (8), aos 87 anos, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Reino Unido.

Ela ficou no 'comando' da Inglaterra por três mandatos consecutivos, de 1979 a 1990. Segundo consta, suas medidas no poder conseguiram, de fato, reduzir a inflação, mas o desemprego só subiu. Ela, membro Partido Conservador no Parlamento de Finchley, tinha bastante rigor com sindicatos trabalhistas e era a favor da liberdade de mercado e privatizações.

À época, Thatcher tinha 54 anos, mas ainda com ideais arrojadas.

E a conexão com o Iron Maiden não parou pelo nome - "Dama de Ferro" ou "Donzela de Ferro" é a tradução livre do nome do grupo para o português.

Por conta de seu estilo autoritário, a banda britânica, sempre irônica, a colocou na capa do single "Sanctuary", lançado em 1980, numa posição um tanto incômoda - a imagem mostrava o mascote Eddie atacando-a com um punhal, enquanto Thatcher tentava rasgar um cartaz deles em um beco.

Segundo o jornalista Ian Christe, em seu ótimo "Heavy Metal - A História Completa", de 2010, "o governo inglês respondeu à popularidade do disco com censura oficial, exigindo que edições futuras apresentassem uma tarja preta sobre o rosto da líder atormentada. Para seu desespero, Thatcher, que cortou programas sociais, privatizou órgãos do governo e combateu sindicatos, foi posteriormente apelidada de 'a Dama de Ferro' pelo grande circuito da mídia". Ela era chamada também de "The Iron Lady".

Pegando carona na repercussão da imprensa local, sobretudo nos periódicos Daily Mirror e Daily Record, o Maiden colocou no mercado em seguida o single "Women in Uniform", trazendo novamente a premiê na capa, desta vez com uma metralhadora.

Isso alavancou ainda mais a emergente New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), que já caminhava a pequenos passos firmes com o Judas Priest. Pouco depois, a primeira-ministra 'conheceu' a banda pessoalmente.

Sobre Iron Maiden Brasil Noticias

Iron Maiden Brasil Noticias