IRON MAIDEN: Comentários sobre o set list da turnê

Nosso amigo Eduardo[Dutecnic] do blog Minuto HM compilou alguns comentários,válidos, e que orbitam muitas das atuais discussões entre os fãs que foram a favor e/ou contra o atual set list da banda.

Confira abaixo:
- Primeiramente, as esperadas 7th Son e The Prisoner, músicas não executadas pela banda há MUITOS anos (a primeira, desde 12/dez/1988 e a segunda, desde 21/set/1991)! Esperadas, mas demais parar para pensar que o Maiden está tocando isso…

- Depois, a maior surpresa da noite, pelo menos para mim, que foi a inclusão de Afraid To Shoot Strangers. Não apostava e creio que ninguém apostada também! Essa música parou de ser tocada ao-vivo na tour do Virtual XI, ainda com Blaze na banda, e sua última execução ao-vivo foi no Monsters Of Rock em Buenos Aires, na data de 12/dez/1998 – ou seja, quando a tour acabou e poucos dias depois da passagem da banda por nossas terras neste mesmo dez/1998 (dia 02 no Rio, dia 05 em SP e no dia 06 em Curitiba). É sim uma surpresa agradável, gosto da música.

- A alegria de poder ter Aces High novamente em um set da banda, e muito bem posicionada, desta vez para dar todo o clima do encore. Isso sim é um encore, essa sim é a música certa. Pensei que nunca mais veria Aces High na vida. Como é bom estar errado!

- Phantom Of The Opera, Moonchild e Wasted Years, que legal… e para esta última, vale o mesmo comentário que fiz para Aces High… viva o Adrian Smith!

Agora vamos os pontos aos quais particularmente eu não achei tão legais:

- O Maiden, um “reloginho”, manteve o número “mágico” que acharam de 16 músicas na noite. A inclusão de Afraid To Shoot Strangers teria, claro, um trade off. E, como pode ser visto no set, ele foi MUITO caro, não? A banda não tocou músicas como Still Life (!!!), Killers e Infinite Dreams (!!!!!)…

- Falando nestas duas não tocadas, a banda preferiu a manutenção de músicas que realmente não saem do set, como The Trooper, 666 e… e… sim, gente, a música que todos conhecem, que todos ficam “loucos”, que os pais acompanhantes cantam… a dispensável neste set, a perdida, a deslocada e a repetitiva Fear Of The Dark. Eu gosto da música, mas não era a hora dela dar lugar? Não era e tenho certeza: nunca será! Aqui tem dinheiro em jogo também…

- Será que tenho tanta certeza assim? Eu tinha esta mesma certeza sobre o hino do heavy metal para mim, a que não podia ser mexida, a que é sagrada, a que eu boto a mão no peito sempre que escuto: COMO A BANDA TEVE CORAGEM DE TIRAR HALLOWED BE THY NAME DO SETLIST? Será que Running Free, já tocada na The Final Frontier Tour, não poderia ter feito ela ficar? Sério: tudo bem que a banda sempre tocou a música e todos os shows desde que ela foi lançada a tiveram. E DAÍ? NÃO PODE MEXER NISSO, PÔ. Se for assim, Iron Maiden pode sair também? Também não pode. Fim de papo para mim. Não gostei, não aprovo e custo a acreditar até agora nisso. De novo: achava que Hallowed Be Thy Name era “tombada” e me decepcionei. A banda está cansada de tocá-la? Murray adora a música, disse que nunca parariam de tocá-la enquanto existisse o Iron Maiden (tocar SEMPRE, sem falhas). Nicko já disse que até sairia da banda o dia que parassem. Enfim, não gostei mesmo!!!!!!!

De qualquer forma, vamos lá… nunca haverá 100% de felicidade para NENHUM dos lados: fãs, banda, management, ninguém… este set é uma verdadeira coletânea, um mega Best Of, uma coisa maravilhosa. Como disco extra, recomendaria ainda Infinite Dreams e Hallowed Be Thy Name para esta coletânea, hehehe…

Em tempo: UP THE IRONS!

Sobre Iron Maiden Brasil Noticias

Iron Maiden Brasil Noticias

3 comentários:

  1. Eu acho que poderiam incluir holy smoke, from here to eternety, tailgunner, infinite dreams! Tem músicas que deveriam realmente sair e dar lugar a outras que quase nunca foram tocadas nas tours anteriores!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, obrigado por postarem por aqui meus comentários também - uma honra até para mim.

    Claro que o que disse é apenas a minha opinião e, na verdade, não tem "certo ou errado" nesta história toda...

    Há outros ótimos comentários por lá, inclusive alguns seguindo outras linhas, também interessantes.

    [ ] ' s a todos!

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Ainda acho que o maiden deveria voltar a tocar musicas como stranger in a strange land, caught somewhere in time ou loneliness of the long distance runer, o que voces acham? e aah, musicas do piece of mind como quest for fire, ou 22 acacia do number of the beast tambem fazem falta

    ResponderExcluir