A morte das grandes bandas: vá a todo show grande que puder

Por Mick Wall, traduzido por Nacho Belgrande.

“Com tantos festivais rolando ao longo dos meses do verão europeu, as brigas entre promotores de shows do Reino Unido já começaram para ver qual deles pode arrebatar as bandas com mais potencial de retorno financeiro para os grandes festivais de rock no ano que vem.

Antes que você pergunte, eu não sei de nada sobre quem vai encabeçar o elenco do Download ou do Sonisphere. Mas eu posso lhe dizer uma coisa: não vai ser nem o Avenged Sevenfold nem o Bullet For My Valentine, ou o Machine Head, ou seja lá quem esteja povoando seus sonhos molhados atualmente. Não porque essas bandas não sejam boas o suficiente, mas porque elas não são conhecidas o suficiente. O nome delas não tem o que o negócio chama de ‘tração’. Não o suficiente pra vender 70.000 ingressos para um descampado no meio do nada ou em Kent.

Para esse tipo de ação por ouro puro garantido você precisa de rock stars genuínos, verdadeiras lendas. Coloquemos de outro modo, você precisa ligar pra velha guarda. É por isso que os boatos mais vivos tanto para Download como para o Sonisphere giram em torno do Van Halen – isso se eles de fato conseguirem colocar Eddie e Dave de volta num palco juntos de novo, uma hipótese muito vaga, portanto; e o Soundgarden, especialmente agora que Chris Cornell desistiu de suas ambições de tornar-se um obscuro cantor de soul music.

Ou a aposta mais certa de todas: Ozzy e Black Sabbath. Não importa que você ache que Ozzy tenha perdido seu apelo desde que ele se tornou mais um dos poodles de Sharon. Coloque-o no mesmo palco que Tony, Geezer e Bill e você terá uma bela duma fatia de história do rock, e um dos melhores enchedores de estádio que ainda levam a coisa sem se matarem ou saírem no meio do acordo.

O que isso significa, a longo prazo? Quem serão os cabeças de elenco de amanhã? O Muse irá ficar com o cargo? O Mars Volta pode transcender o relativo status de cult que têm? Será que só o que nos sobrará pra pular na lama são coisas como Kings of Leon? Por favor, deus livre-nos desse mal.

Falando sério, o que vai acontecer quando os verdadeiros gigantes do rock finalmente se forem? E não vamos nos enganar, eles vão embora logo logo (Lemmy completa 66 anos esse ano; Ozzy e Alice têm 63; Brian Johnson 64; David Coverdale 60; até mesmo os membros do Iron Maiden estão na metade dos 50). Eu dou mais cinco anos no máximo, 10 no caso do Maiden e do Leppard.

E daí, o que vai acontecer? Bem, eu vou lhes dizer: os festivais gigantes de rock se irão com eles. Ah, sim, haverão eventos musicais ao ar livre. Elencos com vários grupos, mas com vários co-cabeças de elenco, espalhados ao longo de muitos palcos e sites na internet. Mas nunca mais haverá quase 120.000 pessoas marchando juntas na mesma colina, ao mesmo tempo como houve para ver o Iron Maiden em Donington em 1988.

A frase: ‘última chance de ver’. Da próxima vez que você pensar quem é que você considera a maior banda de rock do mundo, lembre-se dessas palavras.”

Sobre Iron Maiden Brasil Noticias

Iron Maiden Brasil Noticias

0 comments:

Postar um comentário