[NEWS] - Iron Maiden: a importância do Metal nos Países Islâmicos

O empresário do IRON MAIDEN, Rod Smallwood, escreveu a seguinte mensagem no site oficial da banda:

"Nós gostaríamos de avisar à vocês de um livro muito interessante, 'Heavy Metal Islam: Rock, Resistance, and the Struggle for the Soul of Islam', que foi recentemente publicado por Mark LeVine. Ele descreve com detalhes o que está acontecendo com o Metal no mundo Muçulmano, situando-nos e descrevendo as dificuldades, às vezes muito perigosas, encontradas pelos fãs e bandas de Metal e o que isso significa para eles. Se você está realmente interessado no Metal e em seu significado cultural para fãs em áreas inesperadas do planeta, é interessante conferir esse material."

"Inicialmente, nós fomos informados sobre o massivo impacto do Metal em países Islâmicos quando o MAIDEN tocou no excelente Desert Rock Festival no ano de 2007 em Dubai. Na noite em que tocamos, todos os ingressos foram vendidos pela primeira vez com algo em torno de 15.000 fãs de Metal e do MAIDEN. Mas esse não foi um público de fãs de Metal expatriados do Ocidente que estavam por lá, foi principalmente um público Árabe que viajou por todo o Oriente Médio e até por terras mais longínquas - especialmente vindos dos Emirados Árabes Unidos, e também do Irã, Iraque, Egito, Oman, Palestina, Turquia, Arábia Saudita, Líbano, Kuwait, Índia, Armenia, Moldovia, juntamente com alguns fãs do Canadá, Japão, América do Sul, África do Sul, EUA, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Holanda e provavelmente de vários outros países... incrível!! Foi realmente uma mistura de várias nações. A reação foi intensa e houve um sentimento real de que o show foi extremamente significativo para muitos daqueles que viajaram longas distâncias para estar ali e que nunca tinham tido a oportunidade de ver a banda antes."

"Porém, mesmo considerando isso, nós não entendemos naquele momento a importância do evento para aqueles fãs de Metal e, em menos de um ano, encontrando Mark LeVine e estando por dentro do seu livro recém publicado, nós começamos a entender a extensa importância do que estava acontecendo com o Metal nos países Muçulmanos."

"Mark é músico, autor e professor de História do Oriente Médio, na UC Irvine. Ele entrou em contato comigo duas semanas antes de nossos shows em Irvine Meadows, California nos dias 30 e 31 de maio desse ano. Ele nos contou sobre seu livro, sobre si mesmo e nos perguntou se poderia nos entrevistar (eu e Bruce) para um documentário sobre o livro. Impressionados por suas credenciais e fascinados pelo que ele estava dizendo, nós imediatamente concordamos e nos encontramos antes do show do dia 31. Nós conversamos bastante e ele nos explicou o crescimento e a importância do Metal para muitas pessoas dos países Islâmicos. Rapidamente ficou claro o quão prestativo isso pode ser num momento de desentendimentos entre o Islam e o Ocidente, e que qualquer ponte pode trazer entendimento mútuo e ligações entre as culturas."

"O Metal é muito popular e pode providenciar uma base de contato entre as pessoas, mas foi também chocante aprender pelo livro e por Mark o que os fãs e os músicos têm que passar em alguns desses países só para ter a liberdade de ouvir e tocar músicas de sua preferência. Esse tema está também sendo trazido à tona mais efetivamente com o documentário 'Heavy Metal em Bagdá', sobre a banda iraquiana ACRASSICAUDA e o que eles têm que enfrentar diariamente apenas para poder ensaiar".

Traduzido de: Iron Maiden - Site Oficial

Sobre Tiago Marques

Tiago Marques

0 comments:

Postar um comentário