Iron Maiden: Dennis Stratton diz que guitarras gêmeas na banda foi ideia dele

 Dennis Stratton, guitarrista do Iron Maiden entre 1979 e 1980, revelou algumas recordações de seu envolvimento com a banda em entrevista ao site Sonic Perspectives. Durante o bate-papo, o músico disse que foi o responsável por trazer ao grupo o conceito de solos com duas guitarras em harmonia - as chamadas "guitarras gêmeas".


 

Inicialmente, Stratton disse que o Maiden não tinha um segundo guitarrista antes dele. Além disso, ele aponta ter sido o responsável pelo convite a Clive Burr, que foi o baterista da banda entre 1979 e 1982.

"Em 1979, quando a banda assinou com a gravadora EMI em Londres, eles se transformaram de uma banda de pubs para uma grande banda, do dia para a noite. Quando fui conhecê-los, havia apenas três integrantes: Steve (Harris, baixista), Dave (Murray, guitarrista) e Paul (Di'Anno, vocalista). Eles nunca haviam tido um baterista estável, nem um segundo guitarrista", afirmou.

Ao entrar para a banda, o guitarrista recebeu uma cópia do EP "The Soundhouse Tapes", que trazia o segundo guitarrista Paul Cairns (que não foi creditado) e o baterista Doug Sampson. Ele disse que teve a ideia de introduzir as "guitarras gêmeas" ao ouvir esse material.

"Sempre estive envolvido com bandas que traziam guitarras em harmonia, como o Lionheart e o Praying Mantis. Então, entrar para o Maiden e trazer esse estilo de guitarra em harmonia pareceu transformar bastante o som da banda. [...] Me deram carta branca para colocar harmonias onde eu achasse que deixaria as músicas mais interessantes ou 'maiores', mais amplas. Foi o que fiz. E funcionou. E ainda funciona, agora com três guitarristas", comentou.

O único álbum do Iron Maiden a contar com guitarras de Dennis Stratton foi o primeiro, autointitulado e lançado em 1980. Já naquele disco, o guitarrista afirma ter colocado sua essência no instrumento, especialmente por trazer as "guitarras gêmeas".

"Tenho muito orgulho de poder dizer que fui eu que levei esse estilo de tocar ao Iron Maiden e eles mantiveram. Fiz toda a pré-produção do 'Killers' (segundo álbum da banda, lançado em 1981). Você vai perceber que quando Adrian Smith entrou para gravar o disco no meu lugar, você ouve muito do meu estilo de tocar nas harmonias que Adrian precisou aprender. [...] Foi legal eles terem mantido o estilo das guitarras em harmonia. [...] É uma grande vantagem poder dizer que isso foi minha ideia", declarou.

Stratton reconheceu que o Wishbone Ash foi uma das bandas pioneiras nesse estilo de guitarras em harmonia, porém, ele deu a entender que até Scott Gorham, integrante do Thin Lizzy, pode ter se inspirado em uma de suas bandas pré-Iron Maiden para apostar nesse estilo de sonoridade.

"Lembro que em Londres, em meados dos anos 1970, com minha banda RBD (Remus Down Boulevard), eu e Dave Edwards sempre fazíamos guitarras em harmonia. E foi o início do Thin Lizzy, no início dos anos 1970. Lembro de Scott Gorham sentar e nos observar tocando as guitarras em harmonia. Todo esse estilo veio do fim dos anos 1960 e início dos anos 1970, do amor pelo Wishbone Ash. Outras bandas começaram a usar. Mas, sim, é uma grande vantagem saber que o Maiden ainda usa esse estilo, o que é legal", concluiu.

Fonte: https://www.sonicperspectives.com/interviews/interview-with-dennis-stratton/ / www.whiplash.net

 

 

 

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário