IRON MAIDEN E A HISTORIA. 10 MÚSICAS HISTÓRICAS.

Por Javi Miralles do site rockcamp


Hoje elaboramos uma lista um pouco especial. Iron Maiden é uma banda que sempre se baseou uma grande parte de suas letras em temas tirados de livros, filmes e da própria Historia. Como todos os campista do Rock Camp está em pleno curso queremos ajudar em seu estudo de Historia. Fizemos uma seleção de 10 temas do Maiden que falam sobre diversas épocas da historia e serviram para ilustra-las. A ordem das canções é cronológica segundo a historia da humanidade; Aí.vamos nós:

1-Quest For Fire – Piece of Mind 1983. Pré historia. 

Conta a luta dos primeiros humanos na pré historia por encontrar e controlar o fugo. A música se baseia no filme de J.H. Rosny e no filme de Jean Jaques Annaud de 1981. A música apesar de ser fiel a historia começa com um grande erro dizendo que “dinossauros caminhavam pela terra” quando o homem nunca conviveu com eles.

2- Powerslave – Powerslave 1984. Antigo Egito.

Fala sobre a morte de um faraó que se lamentava por isso, já que ele acredita que não ia morrer por ser um Deus na vida; mas o faraó sabe que voltará a renascer em outra vida segundo as crenças de sua civilização.

3- Alexander the Great – Somewhere in Time 1986. Antiga Grécia.

Neste tema fazem uma revisão da vida de um dos grandes conquistadores da historia, o próprio, Alexandre, O grande.

4- Montsegur – Dance of Death 2003. Idade Media. Cátaros. 

Conta a historia dos 200 cátaros que se refugiaram no castelo de Montsegur para se defender do assedio das tropas enviadas pela igreja de Roma e seus aliados, para acabar com a considerada heresia cátara. Conta a lenda que quatro deles fugiram levando com eles valor secreto incalculável que ainda nos dias de hoje é desconhecida

5- The Clansman – Virtual XI 1998. Idade Media. Escócia.

Essa música narra a historia de William Wallace grande figura da rebelião da Escócia contra os ingleses na Idade media. Na verdade, a musica foi motivada pelo grande sucesso do filme de 1995, Braveheart.

6- Run to the Hills – The Number of the Beast 1982. Idade Moderna. Conquista da América. 

Conta como os colonizadores ingleses enfrentaram os índios americanos para conquistar parte da América do Norte. Essa música está escrito primeiro a partir do ponto de vista dos índios e depois pelos ingleses.

7- The Trooper – Piece of Mind 1983. Idade Contemporânea. Guerra da Criméia.

Conta a historia da batalha de Balaclava durante a Guerra da Crimeia em 1894 e baseada parcialmente na obra “Carga da Brigada Ligeira” de Lord Alfred Tennyson. A guerra da Crimeia enfrentou o Império Russo contra a aliança formada pela Inglaterra, França e o Império Otomano.

8- Paschendaele – Dance of Death. Idade Contemporânea. I Guerra Mundial. 

Narra a sangrenta batalha de Paschandale também conhecida como a terceira batalha de Ypres durante a I Guerra Mundial entre o exercito Aliado e o Império Alemão.

9- Aces High – Powerslave 1984. Idade Contemporânea. II Guerra Mundial.

Fala sobre a historia de um piloto de aviões da Royal Air Force que lutou contra os aviões da Luftwaffe da Alemanha nazista durante o ataque aéreo que sofreu Inglaterra em 1940. O vídeo começa com as palavras do presidente inglês Winston Churchill em um dos seus discursos durante a guerra.

10- The Longest Day – A Matter of Life And Death. Idade Contemporânea. II Guerra Mundial.

Com o titulo é fácil adivinhar que narra os acontecimentos do dia da grande batalha de Normandia conhecido também como D Day o dia mais longo. Essa batalha chave da II Guerra Mundial marcou o primeiro passo para a vitória dos aliados da guerra.

Fonte: rockcamp

Sobre Sah

Sah

0 comentários:

Postar um comentário